top of page

O que é PDA?

O Personal Development Analysis (PDA) é uma ferramenta de assessment, mundialmente utilizada para selecionar e desenvolver pessoas, realizar estudos de compatibilidade de cargos e funções e avaliar competências antecipando habilidades e possíveis dificuldades frente aos desafios.


O teste é fundamentado em fatores psicológicos que ajudam a avaliar o comportamento do ser humano, considerando os perfis e padrões que predominam em um certo tipo de ambiente. Ou seja, uma ferramenta que possibilita a identificação do perfil dominante do indivíduo.


O PDA teve seus princípios expostos na Teoria da Personalidade, descrita no livro "Emoticons of Normal People", de 1929, por William M. Marston.


A partir de um questionário o PDA mede e cruza diversos eixos. Veja abaixo:


Eixo do Risco

O Risco representa a resposta Proativa em um ambiente percebido como Antagônico ou Desfavorável: mede a vontade da pessoa para alcançar resultados. Também mede o nível de iniciativa e disposição para lidar com as situações e o grau com que a pessoa assume riscos para alcançar resultados.


Eixo da Extroversão

A Extroversão representa a resposta Proativa em um ambiente percebido como Favorável: mede o grau com que a pessoa deseja ou se inclina a interagir com outras pessoas e sob que condutas ou circunstâncias.


Eixo da Paciência

A Paciência representa a resposta Passiva num ambiente percebido como Favorável. Demonstra a tendência da pessoa a responder de forma paciente e pacífica perante as diversas situações do meio.


Eixo das Normas

A Conformidade com Normas representa a resposta Passiva num ambiente percebido como Antagônico ou Desfavorável. Este eixo refere-se basicamente sobre quanto deseja sujeitar-se/aceitar normas e procedimentos.


Eixo do Autocontrole

Eixo do Autocontrole é independente e não está integrado fisicamente à Matriz de Marston, já que este Eixo influencia os outros 4 Eixos, ou seja, agindo sobre o Perfil Comportamental da Pessoa.

  • Mede a Capacidade de Reflexão da pessoa antes de agir

  • Avalia o processo de raciocínio e julgamento

  • Reflete o sistema de valores, autoestima e segurança da pessoa


Após medir a intensidade dos traços de personalidade em cada um dos eixos, a metodologia realiza cruzamentos. Assim, é possível compreender melhor como o participante se comporta em determinadas situações do cotidiano e apoiá-lo em sua jornada de autodesenvolvimento. ✨


bottom of page