top of page

Questionário Tipológico: tudo que você precisa saber



O Questionário de Avaliação Tipológica é fundamentado nos chamados tipos psicológicos de Carl Jung, um dos maiores nomes da Psicologia.


Esse é um instrumento utilizado para identificar características e preferências pessoais a partir de três pares opostos de maneiras de pensar e agir, chamadas dicotomias. As três dicotomias são extroversão e introversão, sensação e intuição, pensamento e sentimento.


Parece complicado, não é mesmo? Continue a leitura que vamos te explicar de forma breve e resumida como ele é aplicado, seus resultados e quais os benefícios da sua aplicação.


Sobre as dicotomias

No sentido literal, dicotomia é a divisão de um elemento em duas partes, em geral, contrárias, como a noite e o dia, o bem e o mal, o preto e o branco, por exemplo. Com origem no grego dikhotomía, uma dicotomia indica uma classificação fundamentada em uma divisão entre dois elementos.


Como explicamos anteriormente, o questionário tipológico utiliza três dicotomias:

  • extroversão e introversão,

  • sensação e intuição,

  • pensamento e sentimento.


Aplicação e Resultados

Através de um questionário, o participante responde sobre suas preferências entre as opções apresentadas. O resultado mostra quais as suas tendências comportamentais. Elas são baseadas em 16 tipos de personalidade diferentes, resultantes da combinação entre as dicotomias. Cada um dos tipos comportamentais gera uma sigla composta por três características predominantes combinadas.


Quais as vantagens dessa metodologia?

O maior benefício do questionário tipológico é proporcionar autoconhecimento através do destaque dos pontos fortes e armadilhas e trabalhar o desenvolvimento pessoal e profissional do participante. Além disso, contribui para:

  • Identificar tendências de comportamentos;

  • Oferecer subsídios para lidar efetivamente em situações de estresse;

  • Enfatizar o valor da diversidade de características pessoais;

  • Facilitar o aumento do nível de integração entre as pessoas;

  • Ajudar na identificação de características inatas de liderança.


Conclusão

Como você pode perceber, os questionários tipológicos é um instrumento essencial para identificar personalidades e seus comportamentos. Com a sua quantidade de benefícios, ele se tornou essencial na jornada de autoconhecimento. 🚀


bottom of page